000 01711nam a22002417a 4500
001 195753
005 20240718095913.0
008 240718b |||||||| |||| 00| 0 POR d
020 _a9788521900153
040 _cEscola Canadense de Niterói - Expansão Itacoatiara
041 _aPortuguês
100 _aWarschauer, Cecília
_eAuthor
_91952
245 _aA roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento
250 _a4. ed.
260 _aRio de Janeiro:
_bPaz e Terra,
_c1993
300 _a235 p. :
_c24.8 x 17.2 x 3.4 cm (brochura)
520 _aA obra relata as experiências inovadoras vividas pela autora com grupos de alunos de primeira a quarta séries. Essas experiências têm como base a interdisciplinaridade, conceito hoje fundamental em qualquer nível de ensino: não basta dominar certos conhecimentos, mas saber mobilizá-los e articulá-los nas situações reais. Essa mudança de perspectiva impõe também mudança no modo de tratar as disciplinas na escola, articulando-as e garantindo-lhes sentido. A obra também afirma o registro como importante instrumento pedagógico dos alunos e do professor, que traça a história do desenvolvimento individual e coletivo do grupo. E apresenta a roda como espaço privilegiado de troca, de desenvolvimento da capacidade de argumentação de negociação de sentidos, competência fundamental na sociedade contemporânea. O relato de experiências e as ilustrações complementam a apresentação do livro, especialmente indicado para o magistério.
690 _aNão Ficção
_9537
690 _aEducação
_9354
690 _aPedagogia
_9357
690 _aInteração professor-aluno
_91953
942 _2udc
_cBK
_n0
999 _c195753
_d195753