Local cover image
Local cover image
Image from OpenLibrary

Getúlio Vargas Marleine Cohen

By: Language: Port Series: Personagens que marcaram épocaPublication details: São Paulo: Globo, 2007.Edition: 1. edDescription: 111 p.: ilSubject(s): DDC classification:
  • 923.181
Summary: Nos quinze anos ininterruptos de um governo que começou em 1930, com a revolução que derrubou o presidente Washington Luís, e terminou ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando os ventos da democracia o levaram a deixar o poder ditatorial que criou o Estado Novo, em 1937, o gaúcho Getúlio Vargas deu novas feições ao País. Sob seu governo, o Brasil, que vivia basicamente de exportação de café , se iniciou na modernidade. Nesse período, o "Pai dos Pobres" lançou as bases do trabalhismo nacional, instituiu o sufrágio universal e concedeu garantias à mão-de-obra assalariada. Em 1950, usando o bordão que o imortalizou nos discursos reproduzidos pelo rádio - Trabalhadores do Brasil -, é eleito presidente. Volta e cria a Petrobras. Porém, envolvido numa crise e sob bombardeio das forças conversadoras, Getúlio sucumbiu. A entregar o poder, preferiu deixar a vida pela via do suicídio, em agosto de 1954. Conheça a história dessa figura controversa, diante da qual ninguém fica indiferente.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Star ratings
    Average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current library Collection Call number Copy number Status Date due Barcode
Livros Livros Canadian School of Niterói - Itacoatiara PH - Não Ficção Não ficção COH (Browse shelf(Opens below)) 1 Available A23245

Nos quinze anos ininterruptos de um governo que começou em 1930, com a revolução que derrubou o presidente Washington Luís, e terminou ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando os ventos da democracia o levaram a deixar o poder ditatorial que criou o Estado Novo, em 1937, o gaúcho Getúlio Vargas deu novas feições ao País. Sob seu governo, o Brasil, que vivia basicamente de exportação de café , se iniciou na modernidade. Nesse período, o "Pai dos Pobres" lançou as bases do trabalhismo nacional, instituiu o sufrágio universal e concedeu garantias à mão-de-obra assalariada.
Em 1950, usando o bordão que o imortalizou nos discursos reproduzidos pelo rádio - Trabalhadores do Brasil -, é eleito presidente. Volta e cria a Petrobras.
Porém, envolvido numa crise e sob bombardeio das forças conversadoras, Getúlio sucumbiu. A entregar o poder, preferiu deixar a vida pela via do suicídio, em agosto de 1954. Conheça a história dessa figura controversa, diante da qual ninguém fica indiferente.

There are no comments on this title.

to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Local cover image

Powered by Koha